Início Áreas de Apoio Área Comercial e Social Área Cultural FaceBook
Santa Casa da Misericórdia do Divino Espírito Santo da Maia

Serviço de Apoio ao Domicílio (SAD)



O envelhecimento da população associado à evolução da vida na sociedade tem como consequência o aumento da procura de ajuda junto à nossa Instituição. Para evitar que os idosos se sintam marginalizados, colocamos ao dispor da família e idoso um leque de profissionais qualificados para cuidar do seu familiar, quer no Apoio ao Domicílio, quer no Lar de Idosos.

No Serviço de Apoio ao Domicílio garantimos os cuidados de higiene ou saúde, limpeza e arrumação da casa, entrega de refeições (inclui fins de semana e feriados) e tratamento de roupas, ficando o idoso no conforto da sua casa.






Conceito


O Serviço de Apoio ao Domicilio (S.A.D.) é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicilio, a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as actividades da vida diária.



Objectivos Gerais


- Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e famílias.

    

- Contribuir para retardar ou evitar a institucionalização, permitindo a permanência do idoso no seu meio.



Objectivos Específicos


- Assegurar aos indivíduos e famílias satisfação de necessidades básicas.


- Prestar cuidados de ordem física e apoio psico-social aos indivíduos e famílias, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem estar.


- Colaborar na prestação de cuidados de saúde.



Área de Abrangência


- Zona Oriental do conselho da Ribeira Grande: desde a freguesia do Porto Formoso até à freguesia da Lomba de S. Pedro.


- O S.A.D. Tem uma capacidade de resposta para 50 utentes.



Coordenador: Dr. João Pinto

Estruturas de Apoio ao S.A.D - Lavandaria (1) e  Cozinha (2)



09h00

Chegada da equipa à Lavandaria

Devido ao volume de trabalho, a equipa do SAD, antes de sair, une esforços para apoiar no tratamento da roupa.


09h30

Equipas na rua...

Enquanto se confecciona a refeição do dia, as duas equipas, compostas por duas funcionárias, fazem-se à estrada para a prestação de cuidados de higiene pessoal, tarefa que tem lugar sempre de manhã.


10h30

Distribuição  das refeições

Para que os almoços cheguem à mesa dos utentes ainda quentinhos, a partir desta hora, uma funcionária inicia a distribuição em marmitas térmicas. Isto para que ao meio-dia todos já tenham a mesa posta.


12h30

Um pouco de descanso

Terminada a prestação de cuidados de higiene e a distribuição de refeições é a vez das funcionárias recuperarem forças. Contudo, o almoço é, muitas vezes, apressado porque há muito a fazer de tarde!


14h00

Limpezas em Habitações

Terminado o almoço, segue-se, na lavandaria, o tratamento de roupa. De saída estão, novamente, as duas equipas de apoio ao domicílio para a prestação de tarefas de limpeza nas habitações de alguns utentes.


17h00

Ajuda na Lavandaria

A meia hora do encerramento, a agitação na lavandaria ainda é grande! São, em média, 16 máquinas por dia. Por essa razão, à medida que chegam da rua, as funcionárias vão dando uma ajuda no tratamento da roupa.

(1)


(2)



Horário do S.A.D (segunda a sexta)