Início Áreas de Apoio Área Comercial e Social Área Cultural FaceBook
Santa Casa da Misericórdia do Divino Espírito Santo da Maia

Prédio urbano composto por uma casa de habitação de um andar, com a data de inscrição no serviço de Finanças da Ribeira Grande no ano de 1937, foi adquirida pela Santa casa da Misericórdia do Divino Espírito Santo da Maia em 2006 e recuperada com o apoio do ASDREP Programa LEADER +, tendo a sua inauguração como Pólo Museológico decorrido no dia 17 de Novembro de 2007.


Construção constituída por um único piso, localizada no número 28 da estrada regional, na localidade da Lombinha da Maia, retrata os traços e as características das moradias rurais da Zona Oriental do Concelho da Ribeira Grande.


Ao transpor o pé na soleira da porta inicia-se uma viagem ao passado, o chão de terra batida irradia um característico cheiro a barro muito típico das casas antigas. Do lado direito encontra-se o quarto de cama cuja principal característica está na simplicidade do seu mobiliário, pode observar-se a cama com o colchão de folha de milho, bacio, candeeiro a petróleo, o quadro do Senhor Santo Cristo dos Milagres…


Do lado direito da entrada está a tradicional máquina de costura assim como as floreiras que rico ou pobre usava para embelezar a sua casa.


Descendo para o último compartimento do interior da casa, encontramos do lado esquerdo a cozinha composta por uma mesa, armário, a “maçaria”, o “canto do lar” e o forno a lenha que tornam a cozinha num espaço único. Este local está equipado com os utensílios de época tais como a panela de ferro, a sertã de barro, os “boiões” (usados para guardar chouriços e os salgados da matança do porco), apetrechos para cozedura do pão… no mesmo compartimento do lado direito existe uma pequena adega com a vasilha do vinho. Pode também observar as “sacas” com o milho em grão ou em farinha, legumes secos…. De realçar que no interior da habitação não havia electricidade, os habitantes moviam-se de noite com o auxílio de velas ou dos candeeiros a petróleo.


Passando a porta para o quintal, podemos observar uma retrete tradicional de madeira, a cafua de milho, a cerca das galinhas, o curral do porco e a casa da burra.


Nesta casa museu os espaços e os objectos foram reconstituídos para dar a conhecer a todos aqueles que a desejam visitar, um espaço de memória colectiva da população rural da Zona Oriental do Concelho da Ribeira Grande.


Clique no link abaixo para ver o vídeo da Casa Museu Rural. http://www.youtube.com/watch?v=Pw1CFHsmvg8&feature=youtu.be Vídeo realizado por Dra Cláudia Fróes Técnica Superior - CATL Clique no link abaixo para ver o vídeo da Confeção do Pão http://www.youtube.com/watch?v=pNCZs5PmUwA&feature=youtu.be  Vídeo realizado por Dra Cláudia Fróes Técnica Superior - CATL